O Monte dos Cordeiros, acredita que o futuro do turismo e do planeta está intimamente ligado à preservação da natureza e cuidado com o meio ambiente. É desde 2022, o Monte dos Cordeiros, um local certificado pela BIOSPHERE por adotar práticas sustentáveis e amigas do ambiente, desperdício alimentar zero e respeito pelos recursos naturais, este é um reconhecimento do compromisso em adotar práticas que garantem o mínimo impacto ambiental, promovendo o equilíbrio entre o turismo e a proteção dos recursos naturais.
A certificação BIOSPHERE baseia-se na adaptação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), utilizando os indicadores da Organização Mundial de Turismo (OMT), do Plano Global e da União Europeia, de acordo com os critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
No Monte dos Cordeiros, existe a preocupação constante de melhorar a práticas com o objetivo de atingir o impacto ambiental positivo, vive-se com o respeito pela biodiversidade, a fauna e a flora são parte integrantes o ecossistema. O Monte dos Cordeiros, promove a conservação da biodiversidade, protege espécies autóctones e cria espaços onde a vida selvagem pode prosperar sem interferência. Aposta em fontes de energia renováveis, como energia solar, para reduzir a pegada de carbono e na gestão hídrica consciente, a água é um recurso precioso, especialmente numa região como o Alentejo, adota métodos de reaproveitamento da água e práticas de irrigação eficiente, com o objetivo de preservar este bem natural.