Rota dos Machorros

Com 800 metros de comprimento, foi desenhada parcialmente ao longo da estrada de acesso ao Monte. Os Machorros são construções de pedra existentes na propriedade. Construídos há mais de 60 anos, permitiam a reprodução de raposas (Vulpes vulpes). Foram idealizados, desenhados e construídos por um antigo proprietário para que este pudesse praticar a caça à raposa com a ajuda de cães da raça Fox Terrier, de pelo curto. No seu interior, todos os machorros têm uma zona completamente escura e ampla, denominada panela, com uma entrada e uma saída em U, tapada com lajes de xisto, permitindo o seu fácil acesso em caso de ser necessário para recuperação de cães ou animais presos. Têm também uma orientação específica, com a entrada e a saída virada a Sul, e uma árvore que servia de proteção e ensombramento durante esta prática cinegética.
Os Machorros são estruturas raras no Alentejo conhecidas somente em duas ou três propriedades alentejanas. Grande parte destas estruturas foram devassadas e destruídas ao longo dos tempos para aproveitamento de pedra para construção.

Rota da Barragem

Estende-se por 1700 metros, culmina numa zona com uma vista desafogada para a Barragem da Alcaforada, onde há um sítio perfeito para descansar ou realizar um piquenique. Nesta zona poderá observar uma enorme presença de diferentes espécies de aves ,Perdiz (Alectoris rufa), Íbis-preta (Plegadis falcinellus), Caimão (Porphyrio porphyrio), Maçarico-bique bique (Tringa ochropus) e a Galinhola (Scolopax rusticola). É ainda possível reservar um barco a remos para passeio, ou simplesmente usufruir da natureza.

Aqui encontra-se também uma torre de birdwatching para que o visitante possa disfrutar e captar imagens da fauna local.

Rota da Ponte

É um trajeto de 1100 metros e termina numa ponte medieval utilizada durante anos como única maneira de atravessar a Ribeira de Mures. Esta ponte fazia a ligação entre a freguesia de Ciladas e todas as zonas habitadas a Poente desta ribeira e pertencentes a esta freguesia.Os Machorros são estruturas raras no Alentejo conhecidas somente em duas ou três propriedades alentejanas. Grande parte destas estruturas foram devassadas e destruídas ao longo dos tempos para aproveitamento de pedra para construção.

Circuito das Rotas

Este circuito faz a ligação entre as três rotas anteriores e é, por isso, um circuito muito abrangente, ao longo do qual poderá contemplar toda a biodiversidade da fauna e flora existente na propriedade.

geral@montedoscordeiros.pt

+351 964 024 396
+351 926 754 232
+351 967 623 480

Visite-nos

Monte dos Cordeiros S/N- São Romão
7160-101 Vila Viçosa, Portugal

© Copyright Monte dos Cordeiros. Todos os direitos reservados.